A Ação, que inaugura sua terceira etapa fortalece as creches e forma agentes comunitários multiplicadores por meio de oficinas e feiras colaborativas
O “Ninho das Artes” chega à sua terceira etapa, celebrando os resultados positivo. Até o momento, foram realizadas 300 capacitações em cinco oficinas no Recanto das Emas e Estrutural, que incluíram a criação de uma Feira Colaborativa e a apresentação de fábulas. Agora, é a vez das creches e comunidade do Riacho Fundo II. A partir desta terça-feira (25), serão oferecidas atividades para as comunidades das creches Instituto Nair Valadares e Pré-escola IEHN.O projeto inclui desde atividades lúdicas para as crianças até oficinas de capacitação destinadas à comunidade.
O Ninho das Artes é promovido pelo Instituto Cidade Céu e patrocinado pela Neoenergia Brasília por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec). Em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelo edital Transformando Energia em Cultura, da Neoenergia, o Ninho das Artes trabalha com os seguintes pilares: cultura, educação, trabalho e comunidades sustentáveis dentro das creches do Distrito Federal.
Durante o cronograma, a iniciativa oferecerá 100 horas/aula por Região Administrativa ao corpo da creche (monitores, merendeiros, professores, auxiliares e pais de alunos), contemplando conteúdos teóricos e práticos sob coordenação pedagógica. Para as crianças, haverá atividade lúdica, a fábula “O Coelho e o Casamento da Onça”, adaptada por Sérgio Maggio, do universo de fábulas de Monteiro Lobato.
O produtor cultural e presidente do Instituto Cidade Céu, Jones Schneider, relata: “O Ninho das Artes estende e aprofunda os laços comunitários que já existem em torno dessas creches. “As oficinas realizadas nas etapas anteriores revelaram a possibilidade de ampliar o conhecimento das comunidades, favorecendo uma fonte de renda e disseminando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental”, celebra.
Quanto à geração de renda nas comunidades atendidas pelas creches, o projeto buscará promover o crescimento econômico. Após a conclusão das oficinas, a comunidade administrará suas feiras colaborativas, com os produtos confeccionados durante as aulas. O presidente do Instituto Cidade Céu ressalta que a meta é revelar o potencial de agentes comunitários para integrar as oficinas e formar as feiras de maneira sustentável e consistente.
Economia criativa em foco
O Ninho das Artes tem um foco especial na economia criativa. O projeto inclui oficinas formativas com produtos que podem ser facilmente disponibilizados em feiras colaborativas, usando os conceitos de reciclagem e consciência ambiental. Entre as oficinas, estão a confecção de brinquedos populares, a customização de roupas, artesanato e administração de feiras e bazares, contando com a participação de profissionais reconhecidos nas áreas de cultura e economia criativa no Brasil.
Participante de todos os cursos do Ninho, Charlene Alves confeccionou várias tiaras, além de outros produtos como panos de copa e artesanato ela estava muito satisfeita com suas criações e irá comercializar os itens feitos à mão. “As tiaras foram, sem dúvida, as minhas favoritas. Me sinto uma craque na confecção delas! Acredito que posso alcançar sucesso nessa empreitada e estou determinada a seguir em frente com esse projeto”, celebra.
À frente da creche que recebeu as oficinas e a feira na Estrutural, Tia Tatá, uma figura querida e conhecida por todos considera que o trabalho do Ninho das Artes nas comunidades tem sido uma verdadeira ferramenta de transformação e todos estavam gratos pela oportunidade de participar das atividades. “As oficinas e fábulas contribuíram significativamente para o desenvolvimento das famílias, mães e adolescentes da região”, arremata.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. De acordo com as premissas da Neoenergia, parceira da ONU no Brasil, o Ninho das Artes trabalha com quatro (ODS) – 4: Educação de Qualidade, 8:Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17: Parcerias e Meios e Implementação.
Serviço: Ninho das Artes Etapa Riacho Fundo II
25 de julho a 13 de agosto
Feira – 13 de agosto – Feira Permanente do Riacho Fundo II
Fábulas: “O Coelho e o Casamento da Onça Fábula dia 29.8 14h30 e 16h30
Creches: Instituto Nair Valadares e Creche pré-escola IEHN
Oficinas:
As oficinas gratuitas Ninho das Artes seguem itinerante para Riacho Fundo 2.
Oficina de Artesanato de 25/7 a 28/7, das 8h30 às 12h, com Eliane Teixeira
Oficina de Construção de Brinquedos Criativos de 25/7 a 28/7 , das 13h30 às 17h, com o palhaço Mandioca Frita
Oficina de Customização de Roupas de 1/8 a 4/8, das 8h30 às 12h, com a estilista Fernanda Ferrugem
Oficina de Gastronomia Integral de Alimentos, de 1/8 a 4/8, das 13h30 às 17h , com a chef Alessandra Brant.
Oficina de Organização de Bazar Cultural/Feira, de 10/8 a 13/8, das 8h30 às 12h, com a coordenadora de exposições Angela Francini.
As oficinas serão realizadas na Feira Permanente do Riacho Fundo 2 e o participante pode escolher todas as opções.
Este projeto tem recursos da Lei de Incentivo à Cultural do Distrito Federal e patrocínio da Neoenergia Brasília.
A realização é do Instituto Cidade Céu de Arte Educação e Cultura
O projeto Ninho das Artes fortalece o trabalho das creches da cidade tem reserva de vaga gratuita para a comunidade da Estrutural